domingo, 15 de maio de 2011

The Rolling Stones: a biografia oficial

Em 2003, os Rolling Stones publicaram sua autobiografia. According to The Rolling Stones é um livro grande, com capa dura, ricamente ilustrado com várias imagens raras.
Foi organizado por Dora Loewenstein e Philip Dodd, que junto com Tim Rice e Rob Bowman fizeram uma série de longas entrevistas com a banda durante a turnê Forty Licks, em 2002 (quando o grupo completava 40 anos de existência). Também, foram coletadas declarações feitas pelos integrantes durante toda a carreira do grupo.
O resultado é uma “biografia oficial”. Em inglês, According to The Rolling Stones é vendido no site da banda (apesar de ter ganho tradução em diversas línguas e ter sido publicado em vários países). O título é semelhante ao Anthology, dos Beatles. Entretanto, traz algumas peculiaridades, como ensaios escritos por amigos e colaboradores, discografia, cronologia, etc. É composto por 12 capítulos que traçam um panorama histórico dos Rolling Stones em ordem cronológica.
Agora, com 7 anos de atraso, According to The Rolling Stones finalmente chega Brasil. A Cosaf Naify lança a obra em português nesse mês, mantendo o formato de luxo: capa dura, tamanho grande (30 x 22cm), 360 páginas contendo 328 fotos. O preço sugerido é de R$ 119.

Montando uma biblioteca de Rolling Stones

According to The Rolling Stones é o segundo título importante sobre a banda a ser anunciado recentemente no Brasil. A editora Nova Fronteira acaba de lançar Under Their Thumb: Como um bom garoto se misturou com os Rolling Stones e sobreviveu para contar, escrito por Bill German, fanzineiro que chegou a produziu a publicação do fã clube oficial do grupo.
Cerca de seis meses atrás, a Globo Livros publicou Vida — a autobiografia de Keith Richards — de maneira quase simultânea com o lançamento oficial no exterior. E pouco antes, a editora Larousse publicou Mick Jagger e os Rolling Stones. Escrito por Willi Winkler, é uma biografia do grupo mas com o foco em seu vocalista.
É verdade que o mercado editorial brasileiro descobriu recentemente o quanto livros sobre música podem ser rentáveis (na verdade era apenas um nicho muito pouco explorado). E essa grande quantidade de lançamentos sobre os Rolling Stones não é acaso: no próximo ano a banda completa 50 anos de existência. Certamente, as editoras planejaram suas publicações de olho na onda de publicidade que será gerada por conta disso.

Leia também:
















     






    http://www.rollingstones.com/















      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

        Entrevista da Rita Lee na Globo em 2009 https://www.youtube.com/watch?v=EXLb4SLvLEg https://www.youtube.com/watch?v=tdSWaYRexeU   https://...